Gestação consciente

O que é o parto?

É o momento onde a mulher se encontra, cresce, amadurece e faz seu rito de passagem de filha para mãe.
Momento único, em que a Morte (a transformação da mulher) se encontra com a Vida (a criança que nasce)!

Acredito que a gestação, o parto, pós-parto e a amamentação são momentos singulares e por isso devem ser vivenciados de forma consciente em sua plenitude, tenho como objetivo informar e orientar mulheres e casais para que possam fazer escolhas conscientes.

O papel da Doula

Como Doula (aquela que orienta e acompanha a mulher durante a gestação, parto e pós parto) temos a oportunidade de participar de um momento de desnudez da mulher, com um alto potencial de descoberta, de força, de abertura.  E a cada vez, somos envolvidas numa viagem imprevista onde a paisagem sempre surge diferente, acompanhando a mulher, nunca atrás, nem sequer na frente, mas caminhando ao seu lado, descobrindo juntas um novo mundo, explorando as possibilidades da natureza humana.

A parte fundamental na hora do parto não são os exames, a parte corporal, mas sim o sentimento da mulher. Toda mulher sabe parir, nasceu sabendo, está em sua ancestralidade, basta deixá-la decidir,  pois cada mulher é única e tem o seu momento, suas necessidades. Se ela está tranquila, sentindo-se protegida e segura, o parto transcorre tranquilo também.

A assistência durante a gestação permite que a mulher esteja preparada para este momento único, tirando assim total proveito e mantendo uma lembrança agradável do momento do parto. É aí que entra o papel da doula: aquela que serve, auxilia e apóia, que estará sempre pronta para atender a mulher no que for necessário.

Através de encontros pré natais, formamos um laço emocional com a gestante, uma amizade, conhecendo suas necessidades para poder ajudá-la de forma precisa no momento do parto. Este trabalho terapêutico auxilia a mulher a encontrar sua força, coragem e maturidade para o momento mais importante de sua vida…

A Sabedoria do Esforço (conceito dos nativos americanos): “A vida é um círculo, nosso objetivo é se esforçar para vê-la de todos os pontos do círculo. Tudo exige esforço, e quando nos esforçamos o resultado é prazeroso.”

Valéria Zen – terapeuta

Valeria Zen

Valeria Zen

Sou fascinada pelo maior de todos os mistérios: o ser humano! Especialista em Desenvolvimento Humano e apoio emocional a gestante.
Valeria Zen

Últimos posts por Valeria Zen (exibir todos)