Emagrecimento

Uma fórmula de sucesso para a auto-sabotagem elimina a compulsão alimentar

Embora este artigo de  Carol Solomon  tenha  foco  em compulsão alimentar, seus conceitos podem ser usados para muitos tipos de bloqueios  ao sucesso. Ela diz: “Desde nosso trabalho juntas, Johnna passou de compulsão alimentar várias vezes por mês para zero de compulsão alimentar nos últimos dois meses. Sucesso! Nada de voltar para os velhos padrões. Este processo, naturalmente, precisa ser repetido para outros caminhos para o sucesso. “


Minha cliente, Johnna, era extremamente capaz, mas encontrava-se continuamente a sabotar o seu sucesso. Ela chegava perto de seu objetivo, seja emagrecimento, seja algum de seus  trabalhos criativos, e de repente voltava ao comportamento antigo.

Isso era particularmente evidente com seu problema de compulsão alimentar. Várias vezes por mês, ela perdia o controle e comia tudo que encontrava a sua frente. Ela fez várias tentativas de superar esse problema, mas, infelizmente, ela voltava para trás todas as vezes.

Era como que jogassem um cobertor molhado no caminho em direção a sua meta. Seu crítico interno, então, aparecia e ela ouvia uma voz interna como “Quem você pensa que é?”

Johnna não acreditava que ela poderia ser bem sucedida em qualquer coisa, a compulsão alimentar inclusa.

Johnna reconheceu seu padrão de auto-sabotagem. Parecia haver algum medo do sucesso, mas ela não conseguia identificar a origem do problema. Tendo em mente sua falta de sucesso em parar com a compulsão alimentar, nós começamos com algumas frases genéricas de EFT:

Mesmo que não me sinta segura com o sucesso, eu me aceito profunda e completamente.

Mesmo que não me sinta bem com o sucesso, eu me amo e me aceito profundamente, de qualquer maneira.

Mesmo que o sucesso pareça ameaçador para mim, eu escolho  me amar e me aceitar completamente.

Em seguida, usamos algumas frases  genéricas para bater nos pontos:

O sucesso não me parece seguro.

O sucesso não me faz sentir bem.

O sucesso é ameaçador.

Parte de mim não quer ter sucesso.

Quem você pensa que é?

Eu não estou autorizada a ter sucesso.

Parte de mim não quer mudar.

Isso simplesmente não parece certo.

Neste ponto, Johnna lembrou que sempre que fora bem-sucedida, seus pais não a ajudavam mais. Quando aprendeu a assar biscoitos, por exemplo, a mãe ficou feliz e aliviada. Ela parou de ajudá-la e passou essa responsabilidade para Johnna. Fez Johnna se sentir sozinha, solitária e triste, uma vez que ela ficava com  cada vez mais responsabilidades de adultos .

Era sempre esperado dela lidar com essas responsabilidades. Era o que os pais dela valorizavam nela. Mas para Johnna, o sucesso significava perder contato com seus pais, sentindo-se sozinha e sem apoio..

Era um  padrão tão bem entrincheirado, inconsciente, que como adulta, Johnna ficava  ansiosa quando se aproximava do sucesso. Se ela emagrecesse, ela tinha medo de não ter qualquer tipo de apoio e que outros passariam a esperar mais dela.

Ela sabotava rotineiramente seu sucesso, a fim de se sentir menos ansiosa. No entanto, sentia-se frustrada, sabendo que ela estava repetindo o mesmo ciclo vicioso, muitas e muitas vezes. Foi somente durante as sessões de EFT que esses padrões se tornaram claros.

Aqui está o próximo conjunto de frases que eu usei com Johnna:

Mesmo que o sucesso signifique que vou perder  meu apoio, e que eu não vou ser capaz de lidar com isso, eu escolho  saber que posso obter apoio se eu precisar dele.

Mesmo que o sucesso signifique  mais responsabilidades e que eu tenho que CONTINUAR SENDO  bem sucedida, eu me amo profundamente e aceito todos os meus sentimentos.

Mesmo que a mudança me faça sentir sobrecarregada, e eu estou com medo que os outros vão esperar mais de mim, eu me amo e me aceito profundamente.

Mesmo que eu tenha medo de que não vou ser cuidada, se eu for  bem sucedida, eu escolho me a amar e me aceitar de qualquer maneira.

Mesmo que o sucesso pareça ser assustador e estranho, eu escolho  aceitá-lo agora.

Mesmo que seja mais seguro não tentar, e eu estou com medo de ficar sozinha, eu me aceito profunda e completamente.

Mesmo que eu tenha medo de ter sucesso, eu escolho saber que estou segura e provida  em todos os sentidos.

Em seguida, nos pontos:

Eu não posso cuidar de mim

Eu era apenas uma criança

Sentindo medo

Sentindo-se solitária

Sentindo-se sobrecarregada

Sentindo raiva por dentro

Demasiada responsabilidade

Eu estou sozinha.

E terminando com uma rodada positiva:

Eu estou pronta para aceitar o meu sucesso

Eu escolho ser responsável por mim, por minha causa própria (palavras de Johnna)

Eu mereço sucesso

Eu sou grata pelo meu sucesso

Estou pronta para permitir o meu sucesso agora

Estou pronta para desfrutar o meu sucesso agora

Eu posso ser bem sucedida e ainda receber cuidados

Eu posso dizer não a muita responsabilidade

O medo do sucesso DEVE ser confrontado se o cliente está entrincheirado nesse padrão. Você pode começar a tocar nas questões gerais, e trabalhar para descobrir as questões fundamentais subjacentes. Mas se você não desempacotar esse problema, o cliente nunca vai se sentir congruente com o sucesso o suficiente para permitir isso.

Desde nosso trabalho juntas, Johnna passou de compulsão alimentar várias vezes por mês para zero de compulsão alimentar nos últimos dois meses. Sucesso! Nada de retroceder para os velhos padrões. Este processo, naturalmente, necessita ser repetido para outros caminhos do sucesso.

Com amor,

Carol Solomon, Ph.D.

Rafael Zen
Siga-me!

Rafael Zen

Somos seres essencialmente espirituais, vivendo uma experiência material. E nessa extraordinária jornada, tudo vale a pena ser vivido!...
Rafael Zen
Siga-me!

Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)

2 thoughts on “Emagrecimento

  1. Muito bom bom esse artigo, me identifiquei muito com ele, pois observo essa sabotagem ao sucesso em mim. Os padrões são semelhantes. Aproveitei para fazer uma rodada de EFT.

Comente! Sua opinião é importante pra nós!