O Palácio das Possibilidades 4 – As Afirmações estão guardadas

Oi Pessoal,

Me divirto por um momento ao fazer uma declaração ousada que é provável que gere resistência por parte de muitos leitores. Ai vai…

“Afirmações estão entre as ferramentas mais poderosas que podemos usar para nossa transformação pessoal. São seguras, fáceis de usar e baseadas em uma lógica impecável.”

Hmmmm! Então porque dificilmente os terapeutas a usam? Esta lista de emails está lotada de terapeutas e curadores de todo tipo. A sofisticação que vocês têm na arte de curar é bem impressionante e inclui neurofeedback, hipnose, drogas, padrão de linguagem, EMDR, terapias energéticas, trabalhos com o corpo e mais uma longa lista de métodos. Já conversei com vocês inúmeras vezes por telefone, e-mail e nos meus seminários e ainda assim, raramente alguém trouxe a informação de que afirmações são uma ferramenta eficiente.

Afirmações são normalmente o centro de uma vasta gama de livros do tipo “você é o que você pensa” e carregam com elas uma lógica difícil de discutir. Simplesmente declarando-a, a repetição persistente de uma afirmação condiciona a mente a ver as coisas de forma diferente. A afirmação depois de certo tempo ficará instalada como um pensamento habitual (pensamento consistente) que então irá se mostrar na nossa realidade. O que pensamos consistentemente se torna a nossa realidade.

Muito simples. Vai no ponto. Fácil de usar. As afirmações estão dormindo na nossa caixa de ferramentas para performance pessoal e nós vamos acordá-las. Para algumas pessoas, as afirmações são consideradas inúteis. Para muitos, representam uma boa idéia, que, infelizmente, não cumpre suas promessas. Muitos tentaram utilizar mas desistiram porque “elas não funcionam”. Na verdade, no entanto, elas funcionam e funcionam soberbamente. São muito confiáveis (talvez mais confiáveis do que qualquer outra ferramenta) e, de fato, manifestam o que é afirmado na vida das pessoas.

Agora escute! Este parágrafo é crítico. As afirmações parecem ser ineficientes apenas porque está faltando um pedaço no processo afirmativo que passou na maioria das vezes sem ser reconhecido. Isto tem a ver com o que é de fato afirmado. Frequentemente NÃO é a afirmação que está sendo declarada. Na verdade, freqüentemente é o seu oposto. Nossas afirmações impressionam no que diz respeito a habilidade que elas têm de moldar nossas vidas. Se ouvirmos as afirmações da nossa própria conversa interior (diálogo interno) diária, veremos uma evidência marcante disto.

Nossa conversa interior contém afirmações constantes a respeito das nossas crenças existentes e atitudes. Da mesma forma, a nossa conversa do dia a dia. Estas afirmações nos trouxeram ao nosso status atual da nossa vida e nos confinaram dentro das nossas próprias salas limitantes no Palácio das Possibilidades. Para verdadeiramente aproveitar o poder das afirmações, temos que ter certeza que as afirmações que estão tendo efeito são aquelas que queremos. Aí está nosso maior desafio e o uso indispensável da EFT. Releia este parágrafo. É fundamental. Aqui está um exemplo do que eu quero dizer. Vamos dizer que uma mulher que pese 100 Kg use uma afirmação focada para que passe a pesar 65 Kg. Ela poderia afirmar algo do tipo:

“Meu peso ideal é 65 Kg e é isto o que eu peso.”

A lógica é que se ela se mantiver repetindo esta afirmação ela vai então elaborar uma forma de condicionamento mental. Como resultado, ela começará a se ver de forma diferente e irá naturalmente ajustar o que come e práticas de exercício para permanentemente atingir este novo nível de peso. Fazendo da forma correta, não seria preciso nenhum tipo de força de vontade. Os hábitos de vida dela simplesmente se tornariam o de uma pessoa que pesa 65 Kg.

Eu sei que isto pode funcionar porque eu mesmo fiz isto. Há uns 20 anos atrás eu perdi 15 Kg através de repetir consistentemente esta afirmação que dizia…

“Meu peso ideal é 80 Kg e é isto que peso.”

Dentro de seis meses, e sem uma dieta formal ou força de vontade, eu alcancei os 80 Kg e tive que ajustar todas as minhas roupas. Meu peso hoje é 82. É inconcebível pra mim a possibilidade de pesar 95 de novo. A minha imagem sobre mim mesmo como uma pessoa que pesa 80 Kg faz parte daqueles pensamentos consistentes que se tornaram minha realidade.

Também usei afirmações para aumentar minha renda de $ 18.000,00 por ano para mais de $ 400.000,00 por ano. De novo, a força de vontade não foi envolvida. Nem tive que trabalhar mais horas. Eu era um vendedor de seguros e comecei a ligar para clientes mais ricos que eu anteriormente via como “maiores do que eu”. Eles compraram apólices mais caras. Foi assim simples.

Mas a maioria das pessoas não tem minha experiência. Por que? Porque a afirmação que estão fazendo não é a afirmação verdadeira. Veja, a afirmação que é dita frequentemente compete com outras do sistema da pessoa. Essas afirmações competidoras grudam no final da afirmação que você quer realizar de forma sutil, porém muito poderosa, e se tornam a afirmação “verdadeira”.

Por exemplo, a mulher de 100 Kg que diz, “Meu peso normal é 65 Kg e é isto que eu peso” tem provavelmente outras afirmações que se manifestam grudadas no final desta. Pode ser dessa forma…

– Mas se voce perder peso, os outros vão cobrar que você se mantenha.

– Mas se você perder peso, vai ter que gastar muito dinheiro com roupas novas.

– Mas se você perder peso, os homens vão começar a lhe procurar sexualmente.

– Mas so você perder peso, os homens não vão lhe procurar e aí você saber que não é uma pessoa que merece ser amada.

– Mas se você perder peso, vai ter que desistir das suas comidas preferidas.

Esta lista não tem fim. Estes são apenas exemplos. Não são faladas ou articuladas, é claro, são sutis (e poderosas) reflexões dos obstáculos existentes para perder peso. Podem ser superadas pelo uso persistente das afirmações? Provavelmente. Entretanto, raras são as pessoas que irão se manter persistentes. Por que? Porque primeiro, não estão vendo resultados imediatos e, segundo, se sentem desconfortáveis com a discordância emocional que está entre a afirmação principal e as afirmações competidoras. As pessoas concluem que estão mentindo para si mesmas e apenas desistem. Como podem ver, o processo de afirmação geralmente precisa de ajuda. Precisa da EFT para estas afirmações competidoras.

Isto nos mostra um dos aspectos verdadeiramente poderoso das afirmações, isto é, uma vez que a afirmação seja verdadeiramente instalada, não sai com facilidade. Torna-se uma parte permanente da sua pessoa até que você a substitua. Por exemplo, aquelas afirmações competidoras da mulher de 100 Kg se tornaram habitantes do sistema dela. Estão intrincadas. Estão escritas nas paredes dela e se tornaram seus pensamentos habituais, o que, é claro, se tornou sua realidade. Elas são teimosas e não são facilmente removíveis com uma nova afirmação. Isto seria como tentar derrubar o edifício Empire State batendo com uma pedrinha. Ela se vê como uma pessoa de 100 Kg e é isto! Seu peso é um reflexo das suas afirmações atuais, do que está escrito nas suas paredes. A boa notícia é que uma vez que a nova afirmação de que pesa 65Kg for realmente instalada, se tornará o novo pensamento habitual e será tão obstinada como as outras afirmações competidoras de 100 Kg que foram substituídas. Ganhar peso novamente seria inconsistente com o novo pensamento.

Se ouvirmos nossa conversa interior, ouviremos nossos “limites” e outras formas de afirmação que surgem. Coisas como…

– Eu não sei cantar.

– Ganhar dinheiro não é para pessoas espiritualizadas.

– Mulheres não podem competir neste mundo masculino.

– Parece que nunca acho as palavras certas, etc., etc., etc.

…servem como afirmações que nos mantém onde estamos. As afirmações são poderosas, muito poderosas. Estamos usando-as a todo minuto dia. Elas moldam nossas vidas porque refletem nossas crenças e atitudes. Você as está usando agora mesmo enquanto lê isto. Está consultando o que está escrito nas suas paredes (suas afirmações atuais) para concordar ou discordar do que digo. Você se pegou dizendo, “Sim, mas…” enquanto está lendo este artigo? Em caso positivo, você provavelmente está afirmando um limite.

Por isso que falei ante que afirmações …

“…são muito confiáveis (talvez mais confiáveis do que qualquer outra ferramenta) e, de fato, manifestam o que é afirmado na vida das pessoas.”

Não há dúvidas que propriamente instaladas as afirmações trabalham de forma muito poderosa. A única dica é para que você tenha certeza de que a afirmação que você realmente deseja seja a afirmação verdadeira.

Agora é onde entra a EFT. Ela serve como um apagador altamente eficiente para todas as emoções negativas e crenças que servem como afirmações competidoras. Com a prática do uso da EFT, todo e cada bloqueio para performance pessoal pode ser eliminado, fornecendo assim uma parede limpa na qual escreveremos nossos novos pensamentos habituais. Apagar e substituir. Apagar e substituir. Uma vez acabada a competição, a afirmação se instalará facilmente. Isto é emocionante. É transformador. Esta combinação de EFT e afirmações nos permite reorganizar completamente nosso sistema. Nos permite apagar nossos bloqueios e instalar nossos sonhos. As finanças podem florescer. Amizades também. E a paz interior se proliferar.

Até agora, a EFT tem sido um apagador sem a intenção de instalar sonhos. As afirmações, por outro lado, tem sido uma ferramenta isolada para instalar sonhos mas sem um apagador para deletar as afirmações competidoras. Agora, podemos misturá-las e levar a nós e nossos clientes para as salas mais gloriosas do Palácio das Possibilidades. Amo pessoas que vão atrás das suas possibilidades. Amo pessoas que tem sonhos. Elas fazem as coisas acontecerem. Elas lideram pelo exemplo. Isto não faz o seu sangue correr?

Mais na próxima.

Abraços,

Gary

P.S. Este é um bom momento para que vocês mandem seus pensamentos,

perguntas, e etc. É do retorno de vocês que eu vou começar a moldar esta

série. Me deixem saber o que pensam.

Tradução: André Lima

Rafael Zen
Siga-me!

Rafael Zen

Somos seres essencialmente espirituais, vivendo uma experiência material. E nessa extraordinária jornada, tudo vale a pena ser vivido!...
Rafael Zen
Siga-me!

Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)

5 thoughts on “O Palácio das Possibilidades 4 – As Afirmações estão guardadas

  1. Também acredito na sua eficácia, porém o que mais me incomoda nesse método é que até o momento ainda não encontrei uma forma, frases potenciais, ou sei lá o que seja, que seja eficaz nas minhas crises de panico, por exemplo.

    1. A questão é justamente essa: não existem frases prontas! Eventualmente frases genéricas podem ter resultados, mas cada pessoa é diferente e, portanto, as frases usadas na EFT também serão. Por exemplo: o que causa suas crises? Medo? Ansiedade? Por alguma pessoa ou situação? Dependendo de suas respostas, as frases serão diferentes…

  2. Nunca usei EFT, estou vendo no you tube alguns terapeutas ensinando o uso, e confesso que o incômodo é a quantidade de afirmações negativas que tem nesse método. Sempre ouvi dizer que ” se você cresceu ouvindo as pessoas te chamarem de burro” seu subconciênte vai absorver essa afirmação negativa e você vai se enxergar como um burro.
    Será que não poderia trocar as afirmações negativas pelas positivas?

    1. Sim, a verdade é que nos tornamos aquilo que ouvimos ou falamos. Mas quando fazemos EFT falando frases negativas, estão aceitando estas crença enraizadas, aflorando nossas emoções em relação a elas e as eliminando. Podemos fazer apenas as positivas, mas existe um empecilho: não se coloca agua limpa em odre velho – se fizermos desta maneira, o tempo é maior e a maior parte das pessoas desiste no meio do caminho pq não vê resultado quando diz “sou inteligente” mas no fundo continua se sentindo um burro!

Comente! Sua opinião é importante pra nós!