Relacionamentos #3 – sistemas e padrões

A natureza sempre tende ao equilíbrio.

Esta é uma frase-chave pra entender o que são sistemas e padrões dentro de nossos relacionamentos.

Por exemplo: as plantas inalam gás carbônico exalam oxigênio. O que seria de nosso mundo se somente existissem plantas? Para equilibrar este sistema (e permitir a vida), o reino animal faz o oposto. E assim o equilíbrio acontece.

Relacionamentos sistêmicos podem ser entendidos com ENCAIXE, porque tudo ocupa o seu lugar, geralmente de maneira inconsciente.

Por exemplo: quando um casal tem um filho, é impressionante observar como ele traz para o ambiente da casa algo que era necessário naquele momento. É por este motivo que filhos nascidos em períodos diferentes tem características por vezes tão distintas, no entanto, de alguma maneira, eles se completam criando um SISTEMA FAMILIAR (quem conhece um pouco de astrologia compreende isto de maneira mais profunda).

Quando chegamos na vida adulta, as experiências de infância que tomamos parte tendem a nos acompanhar. Em outras palavras, transferimos para o ambiente de trabalho a mesma tônica de infância. Por isso, sem perceber, costumamos reviver os mesmos dramas e dificuldades de infância. Criamos aí um novo sistema, em que atraímos para nosso ambiente pessoas que são afins aos nossos impulsos mais profundos.

Quando nos casamos, é muito comum procurar pessoas que se pareçam aos nossos pais – mesmo que eles repitam os mesmos vícios, palavras ou violência emocional que conhecemos na infância. É apenas uma repetição do papel que vivemos quando crianças, mas a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia disso…

 

Rafael Zen
Siga-me!

Rafael Zen

Somos seres essencialmente espirituais, vivendo uma experiência material. E nessa extraordinária jornada, tudo vale a pena ser vivido!...
Rafael Zen
Siga-me!

Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)

7 thoughts on “Relacionamentos #3 – sistemas e padrões

  1. Estou gostando muito de seus videos explicativos.
    É uma maneira de nos rever internamente. Desejo que continue postando e gravando suas opiniões e idéias fantásticas. Muito obrigada. Felicidades .

  2. Estou exatamente como descreveu no vídeo, tudo q falou acontece comigo, não sei me relacionar com ninguém, tenho problemas com o passado, PAI, e dai por diante, nunca me dei bem com marido, chefes, filho. Quero tirar isso de mim, me incomoda, me sufoca. Quero ser feliz, por dentro e por fora. Grata!

Comente! Sua opinião é importante pra nós!