De quanto sofrimento você precisa?

De cara, muita gente lê esta frase e diz: isso não é pra mim, eu não preciso de sofrimento. Mas num nível mais profundo, isso é realmente verdade?

Vamos começar então definindo o que é sofrimento: é tudo aquilo que nos tira do nosso natural estado de tranquilidade e paz interior. Simples.

Se você sofre de stress, ansiedade, irritabilidade, medos, culpa ou tristeza, insônia, escassez de saúde ou de bons relacionamentos, reclama da vida, sente-se frustrado com o presente ou acredita que no futuro está a salvação… tudo isso (e muito mais) é sofrimento! E ele é muito comum na vida de boa parte das pessoas, mas elas estão tão condicionadas a se sentir mal, que passam a acreditar que é assim mesmo.

Voltamos então a pergunta inicial: se estes (ou qualquer outro derivado do mal-estar generalizado que acompanha nossa sociedade) estão presentes em seu dia-a-dia, então, inconscientemente, você ainda precisa dele.

E como podemos saber que isso é verdade? É simples novamente: basta observar os fatos, aquilo que é, a verdade nua e crua e reconhecer as coisas como elas são. Enquanto algo existe em sua vida, é porque você precisa dele!

Só que ninguém quer sofrer. Bem, pelo menos, isso é o que as pessoas dizem. Mas abandonar o sofrimento significa abandonar uma parte de nós mesmos, dissolver partes do nosso “eu” que nos são muito queridas. E pra algumas pessoas, isso é equivalente a perder um braço!

Vamos aos exemplos: e se você deixar de ter razão em seus pontos de vista? Ou reconhecer que não é tão “seguro” quanto tenta mostrar? Ou admitir suas fragilidades? Que tal abandonar o jornal, a novela, as críticas ao sistema político em que vivemos? Ou parar de se esconder atrás de vícios e gratificações emocionais? Que tal lhe parece apagar a imagem que criou de si mesmo da sua mente e da mente dos demais? Você está pronto pra deixar de interpretar papeis?

Sabe qual a consequência destas atitudes? Você vai deixar de ser quem é. Sua falsa identidade morre. Seus relacionamentos mudam. E junto com tudo isso, seus problemas também desaparecem. Mas perder tudo isso muitas vezes é assustador. E se você não se sente pronto pra tamanhas mudanças, então a verdade precisa ser dita: você ainda precisa de sofrimento em sua vida!

“O sofrimento só é necessário até que você perceba que ele não é mais necessário”

Rafael Zen
Siga-me!

Rafael Zen

Somos seres essencialmente espirituais, vivendo uma experiência material. E nessa extraordinária jornada, tudo vale a pena ser vivido!...
Rafael Zen
Siga-me!

Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)

Comente! Sua opinião é importante pra nós!