Cultivando o Estado de Presença

Geralmente, conhecemos muito bem o que são estados emocionais negativos: raiva, tristeza, medo… quem nunca os vivenciou?

Estes estados emocionais, somados aos pensamentos correspondentes e reações corporais, dão origem ao nosso estado de consciência naquele momento.

Quem nunca trabalhou sobre si mesmo, nem percebe, mas vive permanentemente em estados negativos.

E o resultado? Basta olhar nossa vida, nos frutos – por vezes amargos – colhidos compulsoriamente.

Estes estados podem ser alterados, basta observar onde nos encontramos (como podemos mudar algo que desconhecemos) e fazer a mudança.

E o mais fantástico: é simples, realmente muito simples de fazer – embora simples não signifique fácil porque estamos destreinados. É um musculo atrofiado que precisa de atenção.

Viver em Estado de Presença é viver em plenitude, independente das circunstâncias que nos rodeiam.

Rafael Zen
Siga-me!

Rafael Zen

Somos seres essencialmente espirituais, vivendo uma experiência material. E nessa extraordinária jornada, tudo vale a pena ser vivido!...
Rafael Zen
Siga-me!

Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)

2 thoughts on “Cultivando o Estado de Presença

  1. Que maravilha de palavra.Eu tenho e li o livro O Poder do Agora de Eckhart Tolle. Gostei muito. Quero te fazer uma pergunta Rafael….eu estou em uma situação embaraçosa, tenho uma pequena pensão prá viver, um filho casado que me ajuda quando pode, mas de repente nossa situação ficou feia em termos financeiros.Ele não esta podendo me ajudar e eu não posso ajudá-lo. .
    Como eu devo agir neste momento “agora” sem cair no desespero que normalmente toma conta de mim quando eu me encontro numa situação como esta?
    Meu filho esta agoniado, pois está desempregado e eu só posso orar por ele, parece que todas as portas se fecharam. Me digo o que eu faço? como me comportar? Devo agradecer por isso?

    1. Olá Carminha,
      O primeiro ponto a entender é que emoções negativas agem como um “dreno”, ou seja, quanto mais vc as cultiva pior fica! Portanto, manter a serenidade é fundamental pra que possamos encontrar soluções. Enquanto estamos tensos, ansiosos, nervosos, isso significa que a nossa atenção está “no problema”, e não “na solução”, compreendeu?
      A gratidão neste momento é muito importante. Nós agradecemos a fartura, mas negamos a provação (que é o que verdadeiramente nos fortalece)? Alguns sábios diriam para vc que esta situação é uma Graça Divina – uma Graça forte ou feroz, mas continua divina.
      Mas isso não significa que vc deva sentar e esperar, pelo contrário: crises são oportunidade de crescimento. Então questione-se: como posso melhorar minha situação? Que atitudes posso ter? Qual é a mensagem impressa neste momento?
      Quando vc fica serena na provação, está tendo a melhor oportunidade de ENTRAR NO AGORA. Vc toma atitudes (que muitas vezes terão resultado apenas no futuro), mas não perde sua paz interior. E no fim da jornada, acaba por agradecer pela tempestade porque foi ela que te fez uma boa navegante…

Comente! Sua opinião é importante pra nós!