Acalmando uma classe de alunos bagunceiros com EFT

Eu sou a presidenta do grupo de terapeutas  locais, a Aliança de Artes Terapêuticas da Baía de Tampa. A organização foi contatada por um professor de  uma escola secundária em St. Petersburg. O professor estava esperançoso de que algumas abordagens alternativas pudessem ser usadas para tranqüilizar  os estudantes para os exames finais e para os temidos testes práticos (Testes práticos pelos quais  devem passar os estudantes para se formarem).

Eu trabalhei com duas classes de crianças. Eu suponho  que elas tinham  aproximadamente 14 ou 15 anos de idade. Eu não tinha  nenhuma idéia da tamanha desordem  que me esperava quando eu cheguei. A primeira coisa que aconteceu foi que a professora trancou  minha bolsa em um gabinete nos fundos  da sala de aula “porque as coisas têm uma tendência de desaparecer.”

Fiquei pasma ao observar a turma. As crianças não sabiam  o significado do que seria prestar atenção. Elas estavam pulando, falando, andando por aí, chutando as portas, arremeçando  coisas  na cesta de lixo, e ou ficando irriquieta e fazendo bagunça ou ficando mal-humorada e retraída. Digamos que era a “parte não-atraente” desta escola secundária atraente. Não era exatamente um ambiente suburbano tranqüilo.

Quando eu pedi para levantar a mão  quem na classe estivesse preocupado com os  exames finais da próxima semana, e apenas 1 ou 2 crianças elevantaram as mãos, desinteressadas, eu vi que estava em dificuldades. Minha costumeira abordagem New Age com medicina energética não iria funcionar para aquelas crianças, assim eu tive que fazer muita improvisação.

Comecei por demonstrar o teste de músculos(*) sobre  um evento estressante (exames finais da semana seguinte) e fazendo algo então realmente divertido  e agradável . O menino com quem  eu trabalhei era bem forte, de forma que chamou um pouco de atenção. Eu trabalhei em seguida  com outro menino que mostrou que estava muito ansioso sobre os testes da  semana vindoura .

Eu fiz com que a  classe inteira fizesse junto o “tapping”(**)  sobre o teste final de uma matéria  que estivesse  causando apreensão. Eu fiz algumas rodadas de “tapping” simplificado e em seguida fiz uma rodada completa de  EFT Básica. Ao chegar na parte de girar os olhos(***), eu senti uma troca de energia forte e estranha no menino com quem eu estava trabalhando. Eu só posso descrever isto como uma sensação de que os movimentos dos  olhos ficaram difíceis para ele. Eu normalmente sou capaz de realmente entrar em sintonia com o problema do cliente e faço  todos os tipos ressignifação  enquanto fazemos o “tapping”. Desta vez, eu sentia como  se o menino entrasse  em um transe durante a parte que gira os olhos. Em todo o caso, nós obtivemos o nível de ansiedade reduzido de “20” para 2.

Enquanto isso, o resto da classe estava de fato batendo nos pontos (****) junto conosco, e alguns admitiram que parecia ajudar na ansiedade de teste. Eu os fiz bater várias vezes em “embora eu pense que Dra. Chang seja maluca, eu me amo e estou disposto a tentar isto” .

Depois de várias rodadas toda a classe estava calma. Eu realmente tive a atenção da maioria das crianças e a maioria delas estava batendo de fato, fazendo exercícios de medicina energética, escutando minhas sugestões, e fazendo até mesmo alguns exercícios de visualização dirigida. Eu pude realmente conduzir a classe em algumas visualizações para sucesso nos exames. O menino com quem eu trabalhei acabou pondo sua cabeça na carteira para o resto da aula, e não dizendo nada depois que eu reduzi seu estresse em relação ao teste. A professora dele falou depois que estava admirada, porque ele normalmente era um das crianças mais bagunceiras da classe, e ela costumava ter problema em conseguir que ele ficasse quieto.

De qualquer maneira, foi realmente uma experiência impressionante para mim. Foi impressionante  e deprimente ao mesmo tempo. Eu não sei se alguma das crianças seguirá adiante  e fará o que eu lhes ensinei, mas como se diz, se apenas  uma criança aproveitar algo do que eu fiz, então eu terei feito uma diferença. Eu estarei fazendo o acompanhamento  com o professor  para ver se algum dos estudantes  continua fazendo o EFT..

Eva Chang, AP, CHt, EFT-CC

(*) Teste de músculos é uma das técnicas usadas em EFT para testar a força de uma determinada convicção.
(**) “tapping” é uma denominação genéria uitilizada para se referir a terapias como a EFT; é uma referência ao ato de dar batidas leves.
(***) Girar os olhos – é uma das etapas da EFT. Faz-se um círculo grande com os olhos, sem movimentar a cabeça.
(****) Bater nos pontos – é fazer o “tapping”; dar leves batidas nos pontos específicos.

Siga-me!

Rafael Zen

Eu sou fascinado pelos mistérios e conexões entre o corpo, a mente e a consciência. E o que poderia existir de mais transformador do que o conhecimento de si mesmo?
Siga-me!

Últimos posts por Rafael Zen (exibir todos)

2 thoughts on “Acalmando uma classe de alunos bagunceiros com EFT

  1. Todos os artigos são ótimos . Onde são dados os cursos de E F T e como encontrar especialistas nessa área. É somente para psicólogo e terapeutas?

    1. Olá Lorice, no momento temos apenas um curso básico de EFT para autoaplicação, além de outros mais específicos. Qualquer pessoa pode aprender e se profissionalizar, estamos trabalhando para realizar um curso extensivo certificado ainda este ano. Uma abraço

Comente! Sua opinião é importante pra nós!